Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados

Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraApartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, Dormitório, CamaApartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Iluminação, DormitórioApartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cadeira, MesaApartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 12

  • Arquiteta Responsável: Fernanda Marques
  • Data Do Início Do Projeto : 2015
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no histórico bairro do Chiado, o apartamento da arquiteta Fernanda Marques em Lisboa é parte de um edifício que foi submetido a um audacioso processo de revitalização, conduzido, há uma década, pelo arquiteto, prêmio Pritzker 1992, Álvaro Siza. Sua construção remonta a 1500. Já sediou um monastério, mas hoje seu uso é exclusivamente residencial.

Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG
Planta
Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Cada unidade é diferente da outra, mas todas contam com paredes grossas, remanescentes de sua arquitetura  original. "Digamos que por aqui é possível se sentir, literalmente, o peso da história”, brinca Fernanda. Assim, imprimir traços do passado e da cultura locais aos interiores do apartamento se transformou, desde o início, em uma de suas prioridades.

Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Iluminação, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG

“Me agrada a sensação de pertinência que se desfruta aqui. Mas, nem por isso, diria que meu apartamento é menos contemporâneo que meus demais projetos", conta ela, que dirigindo sua equipe, localmente e à distância, conclui a reforma do imóvel no prazo de 4 meses. Da construção original, apenas as 'boisseries’, ou molduras de madeira, foram preservadas. 

Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Fernando Guerra | FG+SG

A presença portuguesa se faz sentir de imediato por meio de um painel de azulejos azuis e brancos do séc. 18, reproduzindo o batismo de Cristo, no centro do living. Mas também na cozinha, totalmente integrada ao ambiente, que teve sua parede de fundo revestida de mármore da região portuguesa do Alentejo. 

Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Porta
© Fernando Guerra | FG+SG

Fiel à sua vocação minimalista, mobiliário e arte foram aplicados com parcimônia. Grande ênfase foi dada à manutenção de áreas vazias, aqui e ali pontuadas por peças-chaves. Sobretudo de design italiano, mas também de inspiração vintage. Como a mesa de linhas orgânicas que a arquiteta encontrou em Paris. 

Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Porta, Cama
© Fernando Guerra | FG+SG

“Me agrada promover encontros inesperados em meus projetos”, declara ela, a quem, assumidamente, não agrada a ideia de combinar peças e estilos. "Acredito em móveis que por suas qualidades intrínsecas, tenham autonomia, identidade própria”, conclui.

Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Cama, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento LX / Fernanda Marques Arquitetos Associados" 24 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942175/apartamento-lx-fernanda-marques-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.